Conhecendo São Tiago

A Cidade e sua  História.

A Cidade

São Tiago, a famosa Terra do “Café-com-Biscoito“, está localizada na região sudoeste do estado, no Campo das Vertentes, a cerca de 200 km da capital, Belo Horizonte. Pertencente à Estrada Real, Circuito Trilha dos Inconfidentes e ao Caminhos de São Tiago, foi fundada por bandeirantes espanhóis no ano de 1708. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erguida em homenagem ao santo padroeiro São Tiago, na “Fazenda das Gamelas” (situada entre o rio do Peixe e Jacaré).

Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. No ano de 1849, São Tiago se tornou distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com a emancipação oficial em 1° de janeiro de 1949. Hoje, compreende uma área de 571 Km², com cerca de 11 mil habitantes. Além de ser reconhecida como a Capital Estadual do Biscoito, pela Lei Estadual 23.946/2021, por causa da tradição com as quitandas e biscoitos.

História

Os historiadores da região informam que São Tiago foi fundada por volta de 1708, com a chegada de bandeirantes espanhóis que vieram à procura do ouro no local chamado “Vargem Alegre”. Em especial, na Fazenda das “Gamelas”, do padre José Manuel, a 6 km da atual cidade. O início do arraial, assim como em outros lugares, foi marcado pela iniciativa da comunidade em construir uma capela em homenagem ao santo padroeiro.

Consta que o Padre José Manoel, proprietário do Morro Vigia, próximo à Fazenda das “Gamelas”, mandou fazer um cacho de bananas de ouro e doou ao rei de Portugal. O soberano, por sua vez, mandou prender e castigar o religioso, por achar ser o dono da terra, uma vez que o Brasil pertencia à metrópole europeia. Já em 02 de dezembro de 1761, o primeiro bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, concedeu provisão aos moradores do sítio entre os rios do Peixe e do Jacaré para erguerem uma capela da invocação de São Tiago Maior e Sant’Ana.

No assentamento feito pelo Juízo Eclesiástico da Diocese (15/06/1763), sobescrito pelo cônego Inácio Correa de Sá e por monsenhor Júlio de Paula Dias Bicalho, secretário do bispado, consta que “se encontrando livre de qualquer encargo, a doação para o patrimônio da Capela de São Tiago e Sant’Ana é feita sem prejudicar a terceiros, e que os bens valem e rendem quantia suficiente para a sua manutenção, julgo bom o patrimônio, que aceiro para a referida capela, e mando que para título de passe a sentença”. Inclusive, a Capela de São Tiago foi filial de São João del-Rei até 1825, quando, por alvará imperial de 29 de agosto desse ano, junto com as de Bom Sucesso e Santo Antônio do Amparo, foram desligadas de São João del-Rei, e constituíram a Freguesia de Bom Sucesso.

Em 20 de outubro de 1849, a Capela de São Tiago foi desmembrada da de Bom Sucesso e incorporada à paróquia de Lages, atual Resende Costa. No mesmo ano, São Tiago se tornou distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Apenas em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com a emancipação oficial em 1° de janeiro de 1949.

Referência: Notícia histórica do município de São Tiago – Augusto das Chagas Viega

Imagens antigas que fazem parte da História de São Tiago.